sábado, 18 de junho de 2011

Lanterna dos Afogados ...

Sou apaixonada por música e todos sabem disso, claro, música boa, não estou falando destas repetições que com cinco palavras fazem um "hit" e o pior é que cai no gosto do povo e não sai da nossa cabeça ... #tragédia!!!
Mas falando de canções com conteúdo ... particularmente a música é a expressão da alma, as melodias traduzem muitas vezes aquilo que não conseguimos explicar e somente capazes de sentir.
Lanternas dos afogados pra mim, tem significado especial, Hebert Viana (Paralamas) lançou no cd Big bang em 1989, eu tinha apenas 4 anos ...
Além de ser uma canção linda, nos faz refletir, pensar e repensar na vida e nas situações cotidianas, e regravada por vários cantores, isso prova que música boa nunca cai de moda e embala os corações durante muito tempo.
Eu sempre gostei muito desta música, principalmente depois que uma pessoa muito especial sabendo que amava, me deu um cd e explicou o significado da letra, já apreciava, passei a admirar ainda mais.
Ainda que seja um pouco triste, segue sendo uma canção que compõe minha história, há um bom tempo, então resolvi fazer o vídeo na regravação de Maria Gadú ...
 ***

Segue como a música foi composta: "Lanterna dos Afogados é um exemplo, uma música triste, que se tornou o hino paralâmico. 
Em uma entrevista a revista Vinho Magazine, Hebert declarou que a música surgiu em 10 minutos, enquanto andava de moto com sua namorada. ”Certa vez, saí com minha namorada para jantar. Sentei na moto, ela começou a conversar, mas pedi que ela não falasse mais nada, porque estava coma  melodia e a letra na cabeça. Quando chegamos ao restaurante, em Ipanema, o graçom veio saber o nosso pedido. ‘Papel e caneta, rápido’, foi o que eu pedi. Naqueles dez minutos de moto, da minha casa até o restaurante a música foi composta”, disse o compositor.
A letra fala sobre as mulheres dos pescadores que saem para pescar e nem sempre voltam para casa. O risco é frequente e as mulheres ficam aflitas, rezando e torcendo para que possa ver seu marido de novo. Para essas mulheres a noite é longa e , mesmo sabendo que todos os dias é a mesma rotina, o medo sempre está presente. Essas mulheres ficam nos faróis, esperando seus maridos.
O nome Lanterna dos Afogados vem de um capítulo do livro “Jubiabá”, de Jorge Amado. O capítulo retrata o bar Cais do porto, onde as mulheres dos pescadores esperavam os seus maridos com lanternas, para ajudá-los a achar o caminho certo.
A letra é real e retrata a vida de muitas pessoas, somente gênios do níveld e Hebert Vianna conseguiria escrever a história em apenas dez minutos."
Extraído do site: http://musicasbrasileiras.wordpress.com/2010/09/27/lanterna-dos-afogados-os-paralamas-do-sucesso/ )



E no fundo, todos nós algum dia, já esteve, está ou estaremos na Lanterna dos Afogados esperando a volta de alguém ... ou a chegada ... ♥

2 comentários :

  1. Flavinha!!! Lindo seu Blog! Adorei!
    Um bjão e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  2. Estrelinha no mouse over? Moca, é por nada nao, mas isso é bem velho viu.. rs

    Se cuida guria.

    ResponderExcluir

© Olhar de Anjo .
Todos os direitos reservados.
Ilustrado por: Bluemih .
Tecnologia do Blogger .